Qual a importância do monitoramento de rede?

Qual a importância do monitoramento de rede?

O monitoramento de rede foi uma das prioridades da TI da sua empresa?

Os profissionais de TI sabem que até exatamente os equipamentos de última geração e os softwares mais atualizados não garantem sistemas imunes a erros. Por isso, qualquer sistema crítico para um negócio deve ser monitorado constantemente para evitar interrupções que prejudiquem sua utilização pelos usuários.

Neste artigo veremos tais prioridades, como as redes, que garantem a troca de informações entre os computadores da sua empresa, também exigem um acompanhamento de perto da equipe de TI para que possam ter um bom desempenho. Descubra a importância do monitoramento do redes!

Sempre por dentro

Quando uma empresa monitora sua rede, os funcionários responsáveis pelos processos da TI serão informados a cerca de possíveis falhas por meio de alertas de e-mail pré-programados, notificações visuais ou dashboards da saúde da rede. Isso faz com que a equipe fique sempre por dentro do desempenho a partir do qualquer lugar, podendo atuar de forma mais ágil, caso algum problema ocorra.

Imagine que a rede da empresa apresente alguma falha no fim da noite. Caso a infraestrutura seja monitorada, um profissional terá a possibilidade de solucionar o problema imediatamente, de forma remota, antes exatamente que os funcionários comecem a trabalhar no dia seguinte. Esse monitoramento remoto da rede também têm a possibilidade de ser realizado por uma equipe terceirizado, por meio de NOCs (Network Operations Centers).

Agilizando correções

O monitoramento da rede igualmente torna a correção dos problemas mais rápida. Isso acontece porque as soluções para esse fim já mostram qual dispositivo têm a possibilidade de estar causando a falha, reduzindo o tempo necessário para identifica-los e solucioná-los.

Identificando tendências

A rede de uma empresa têm a possibilidade de apresentar diversos problemas do forma isolada ao longo dos anos e, caso eles não sejam analisados com cuidado, algumas tendências importantes podem passar despercebidas pela equipe de TI. Com uma ferramenta do monitoramento, os profissionais são capazes de identificar padrões nas falhas e, consequentemente, entender como está a saúde da rede para definir ações de melhoria.

Planejando com calma o monitoramento de rede

Se algum equipamento começa a apresentar problemas constantes, prejudicando as tarefas, isso significa que sua empresa já perdeu o momento adequado para substituí-lo.

Quando a equipe de TI monitora a rede, no entanto, será possível programar manutenções periódicas ou investimentos em novos equipamentos para prevenir problemas em hubs, roteadores, modems ou outros pontos da infraestrutura. Isso evita que a rede opere no limite de sua capacidade por muito tempo, permitindo que a empresa planeje os investimentos com mais tranquilidade e nenhumas grandes impactos no orçamento.

Facilitando a visualização

Quando a equipe de TI precisa explicar alguma questão técnica aos gestores da empresa, são enormes as chances que ocorram ruídos na comunicação. Por isso, monitorar a rede com ferramentas voltadas de modo a esse fim pode promover a visualização do performance do sistema e seus pontos críticos, o que favorece a tomada de decisão não somente da equipe de TI, mas como também dos proprietários do negócio.

Com tudo isso, é possível perceber de que o monitoramento de redes ajuda a tornar este trabalho da equipe por TI mais estratégico, criando soluções para os desafios tecnológicos antes mesmo de que eles se apresentem.

Ferramenta para monitoramento por rede

Para gerenciar e analisar todos os dados trafegados na rede as organizações precisam se valer de soluções que apoiem a gestão de TI fornecendo formas de visualização destes dados. Entre em contato conosco e veja todos nossos serviços de TI.

Compartilhar postagem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *