Quais vantagens ao implantar na minha empresa?
Um termo que tem ganhado destaque como uma excelente prática para TI é especialmente NOC, que significa Network Operation Center, Centro por Operações de Rede, em inglês.
Por definição é especialmente um local onde se realiza o monitoramento e gestão dos eventos por TI. Através de softwares específicos, uma equipe especializada monitora os alertas gerados pelos ativos de TI. Ativos de TI são os computadores, roteadores, gateways, etc. Essa equipe atua de forma preventiva e proativa com o alvo para manter o ambiente para TI o ainda mais homogena possível.
O NOC vai além de somente monitorar
Ele é responsável pela execução de scripts para estabilização dos incidentes de forma imediata, geração de informações de modo a as equipes de suporte por infraestrutura, criação para relatórios de capacidade e disponibilidade dos ativos para TI entre outras atribuições.
Tal prática já foi feito natural difundida em enormes corporações, mas vem tornando-se demasiado popular entre as pequenas e médias marcas uma vez que a disponibilidade destes sistemas e agilidade na recuperação em caso para problemas tem se tornado um diferencial competitivo pelo mercado.
Através do NOC diversas informações são extraídas dos ativos por TI
A análise destas informações proporciona prever urgências para investimentos ou carência para capacidade da infraestrutura atual, agindo preventivamente o gestor de TI melhora a maturidade de TI da empresa, reduz o downtime dos serviços e eleva a satisfação dos utilizadores.
Um NOC têm a possibilidade de operar em escala do 24 horas; em empresas onde a disponibilidade dos sistemas foi essencial para o empreendimento, a implantação do 1 NOC torna-se imprescindível.
O NOC pode ser interno ou terceirizado
O modelo terceirizado é substancialmente ainda mais barato que a implantação de um NOC interno, outro fator interessante na terceirização é a disponibilidade da equipe interna do TI em assuntos estratégicos para o negócio, quando o ambiente do TI é corretamente monitorado, a disponibilidade dos serviços eleva e a equipe interna de TI passa a dispor de muito mais tempo para se dedicar ao negócio e levar ainda mais inovação à empresa.
Deixe uma resposta