Principais problemas causados por computador travando
Este cenário de problemas causados por computador travando é cenário da maioria de empresas: o computador trava e o supervisor da equipe abre um chamado por para o departamento por TI e espera através resolução. Mas qual é a raiz do problema? Por que o PC travou? Havia algum procedimento que o supervisor ou o próprio usuário poderia ter aplicado para reverter a situação? Essas são algumas das questões de que um gestor deve levantar caso sofra com esse cenário no seu por dia a dia.
Problemas causados por computador travando e a culpa do TI
A raiz do problema está diretamente ligada aos serviços de TI da empresa que, caso possuísse um checklist por rotinas, atualizasse o sistema operacional ou mesmo se tivesse aplicado um treinamento para o usuário de procedimentos básicos para reverter essa situação, o chamado não precisaria ser aberto e todos os 7 problemas listados abaixo não aconteceriam!
7 Problemas causados por computador travando
1. SE O COMPUTADOR TRAVA, O FUNCIONÁRIO TAMBÉM TRAVA
Por trás de um computador há, na maioria dos casos, um funcionário! Portanto a matemática é simples: 1 computador parado = 1 funcionário recebendo por sua hora de trabalho, nenhuma hora executada em suas atividades. Contudo, esse é só o início dos problemas, a partir desse momento outros prejuízos começam a se acumular.
2. TEMPO PERDIDO, PREJUÍZO ENCONTRADO
Um bom exemplo de problemas causados por computador travando, é tê-lo parado por 2 horas para manutenção por virtude de algum problema em seu HD, supondo que seja necessária a substituição do componente e de que o usuário não salvou os seus trabalhos nas últimas 48 horas na rede, em algum HD externo ou na nuvem. O que isso causaria?
Significa que a companhia perdeu as 2 horas de trabalho desse funcionário, além das 16 horas úteis dos tempo anteriores. Ou seja, um pc parado por 2 horas resultou em um risco semelhante a 2 dias de ausência do colaborador, além dos gastos na manutenção, compra do componente substituto e o estresse com a perda de arquivos.
Agora faça o cálculo multiplicando essas 18 horas úteis perdidas pela média do valor pago por hora por trabalho de seus funcionários. Esse é o valor do custo oculto causado por um computador travando.
3. DESMOTIVAÇÃO E CONTAMINAÇÃO
Consegue imaginar um funcionário reagindo calmamente diante do computador que acabou de travar e perdeu todo a produção que estava fazendo. Difícil de imaginar né?!?! Essa é uma cena bem rara de se encontrar, não é mesmo?
No exato momento em que este problema acontece, começa uma reação em cadeia. A notícia se espalha e o clima de insatisfação contamina o ambiente de trabalho. Afirmações do tipo: “é por isso que tal empresa não vai pra frente! ”, logo são escutadas e este nível de frustração usando estes recursos oferecidos através companhia acabam crescendo.
4. CLIENTE INSATISFEITO POR DELONGA
Essa é clássica. Problemas causados por computador travando deixam a clientela insatisfeita.
Não importa qual foi este setor atingido por algum problema de TI, uma área certamente será atingida por ele: aquela que se relaciona diretamente com o cliente!
A entrega de um resultado ou serviço é diretamente afetada pelo atraso gerado nas interrupções de processos, lentidão de sistemas ou até a indisponibilidade de alguma aplicação.
No final das contas, o cliente não quer saber de justificativas sobre falhas técnicas, seu desejo é de ver sua demanda atendida dentro do prazo combinado com sua empresa!
5. CLIENTES RECLAMANDO DO ATENDIMENTO DO MÁ QUALIDADE
Quando a falha técnica ocorre justamente quando um cliente está sendo atendido o cenário é o pior possível! Por mais que o atendente tente melhorar a situação, o cliente fica mais nervoso ao perceber que determinado procedimento não poderá ser concluído. O resultado disso é que para aquele cliente a empresa falhou e isso se refletirá em reclamações e divulgação negativa da sua marca.
6.VENDAS COMPROMETIDAS
Problemas causados por computador travando afetam diretamente as vendas da empresa. Um dos setores mais delicados de qualquer empresa é o setor de vendas! Qualquer falha de timing compromete a decisão do compra do cliente. Caso o vendedor marque uma reunião online e não consiga fazer isso visto que o computador travou, a venda certamente será dificultada ou até perdida.
A contaminação e desmotivação pode ser muito maior nessa área. Falhas técnicas no setor de vendas normalmente geram mais atritos entre os funcionários que em outras áreas. Afinal, a perda do uma venda resulta em diminuição nas comissões, implica em obstáculos para afetar as metas e origina menos faturamento para a empresa.
7. EFEITO DOMINÓ
Este efeito dominó regularmente sucede por um defeito no servidor ou na rede conectada a ele. Supondo que um PC da rede seja infectado com um vírus ou um malware, se a rede estiver desprotegida outros aplicativos, softwares e máquinas podem vir a ser inteiramente contaminados.
Isso faria que outros computadores travassem e todos colaboradores ficariam impossibilitados de trabalhar.
COM OS SERVIÇOS GERENCIADOS DE TI, ISSO TUDO DIFICILMENTE ACONTECERIA!
Nós podemos encarar esses problemas e sabemos como uma rotina de TI deve ser. É preciso analisar mais profundamente, monitorar e prevenir as vulnerabilidades e falhas de abundantes tecnologias, criar processos capazes de evitar estes problemas e adotar práticas para agilizar o atendimento.
A realidade, no entanto, é especialmente que todos os moldes que citamos, infelizmente, fazem parte do cotidiano da maioria das empresas de pequeno e médio porte. Algumas dessas empresas acreditam que a TI é especialmente um custo que pode vir a ser postergado ou drasticamente reduzido. Será mesmo?
Neste post: qual o custo real da TI?, citamos saiba como a sua empresa deve olhar para o setor de TI. Se você entende a real necessidade da TI e precisa de uma empresa que sabe o que faz, fale com a gente. A Skills IT pode gerenciar o seu setor de TI ou até mesmo ajudar o seu TI atual.
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