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Como reduzir os custos do Setor TI

Como reduzir os custos do Setor TI | Skills IT - Soluções em TI

Como reduzir os custos da empresa do Setor TI é uma das tarefas mais difíceis enfrentada por seus gestores

Como reduzir os custos do Setor TI? Afinal, é necessário que ocorram cortes no orçamento de cada área, sem comprometer a eficiência operacional delas, nem inibir seu papel no crescimento do negócio.

Quase sempre as primeiras contenções de gastos, ocorrem nos centros de despesas da empresa. Neste caso, aqueles gastos que não estão diretamente relacionados à forma como o negócio gera lucro, são cortados. Já as áreas de custos, ligadas a produção ou prestação de serviços da empresa para seus clientes, sofre uma racionalização de recursos.

Na maioria das empresas o setor de TI é considerado como um centro de despesas, mas será que qualquer tipo de redução de custos é viável nessa área? Quais são os impactos de reduzir o orçamento dessa área, sem se preocupar minimamente com sua eficiência?

Para responder a essas questões, você precisa entender bem o modelo de TI adotado por sua empresa e dimensionar o impacto que ele gera para as suas operações. Quer saber como fazer essa análise? Então continue lendo e confira!

O SETOR DE TI USA QUE TIPO MODELO OPERACIONAL?

Existem dois Primeiramente: você ainda não sabe o que são os serviços gerenciados de TI?

Aqui vai uma breve explicação comparativa entre serviços gerenciados e o suporte de TI tradicional:

Como reduzir os custos do Setor TI com:

SERVIÇOS GERENCIADOS

Uma ótima dica de como reduzir os custos do Setor TI e  Também conhecido como SGTI, os serviços gerenciados de TI são um conjunto de melhores práticas de TI adotadas para melhorar TODA a rotina do usuário de forma contínua e dinâmica.

Seu objetivo é gerar maior eficiência operacional e propor melhorias contínuas por meio do alinhamento entre processos, pessoas, ferramentas e gestão da TI.

O foco do SGTI é a prevenção de problemas na infraestrutura da empresa, correção de possíveis vulnerabilidades no uso ou adoção de sistemas e vários outros fatores que contribuirão para um funcionamento previsível e praticamente a prova de falhas de sua TI.

Ou seja, contratar uma empresa especializada em serviços gerenciados de TI ou adotar este modelo com os colaboradores desse setor, cria uma cultura de melhoria contínua da TI, tanto para os funcionários que dão suporte, quanto para os usuários de sistemas e dispositivos que precisam desse suporte.

Como reduzir os custos do Setor TI

TI TRADICIONAL:

Outra dica de como reduzir os custos do Setor TI:

Já a TI tradicional é caracterizada pela prática do: “chama o cara do TI! ”.
Esse modelo responde aos problemas quando eles acontecem e somente se acontecerem. Não visa apoiar o negócio da empresa, nem melhorar sua eficiência operacional. Resolve as falhas ou ocorrência comuns ao dia a dia sem se preocupar em impedir as causas daqueles problemas, sem “cortar o mal pela raiz”.

Esse modelo operacional se adapta ao orçamento, não por descobrir otimizar o modo saiba como a verba foi empregada, rever seus processos ou capacitar seus oficiais para serem proativos, todavia por “dar um jeitinho” pelo problema.

Isso, invariavelmente, proporciona CUSTOS adicionais a área por conta de imprevistos, como foi feito este caso de marcas que são multadas por usarem softwares piratas.

 

COMPANHIA ESTÁ PERDENDO DINHEIRO USANDO O ATUAL MODELO UTILIZADO PELO SETOR PARA TI?

Uma ótima dica de como reduzir os custos do Setor TI evitando perda de dinheiro

Existe um argumento por fatores que ocorrem usando uma falha sistêmica, 1 efeito dominó de modo a ser mais exato!Vamos montar um cenário hipotético para que você detenha uma exemplificação mais clara desse efeito:

Uma companhia por pequeno porte: uma agência de marketing digital usando 20 funcionários.
Este erro: a conexão tendo a internet está indisponível e a agência inteira ficou sem acesso a aplicativos em nuvem, e-mails e outras ferramentas quais dependem dela para trabalhar.

Este  é o resultado: 4 horas para o provedor para net restabelecer a conexão.
Este é o prejuízo: 20 funcionários x 4 horas livre produção = 80 horas por trabalho perdidas, de quais a empresa terá que pagar aos funcionários da mesma forma!

Como reduzir os custos do Setor TI  resolvendo problemas simples

Esse é especialmente só um exemplo por um problema DEMASIADAMENTE SIMPLES em uma empresa de pequeno porte, porém que um setor do TI reativo não conseguiria prevenir e resolver do maneira definitiva.

Você, como gestor, pode até dizer de que, de fato, estes problemas relacionados à operadora de internet da companhia não estão na lista por problemas que a TI deve resolver. Todavia aprecie abaixo como tal ineficiência poderia ser evitada  é da responsabilidade do TI evitá-la.

SAIBA COMO OS SERVIÇOS GERENCIADOS PODERIAM REDUZIR OS CUSTOS DO SETOR DE TI DA EMPRESA?

Se a agência de marketing  digital para nosso caso, tivesse algum suporte de TI que adotasse os serviços gerenciados saiba como padrão, o resultado teria sido muito distinto e o prejuízo não ocorreria!

Quer dizer então que a TI deveria resolver a conexão do provedor de internet? Definitivamente, não! Seu objetivo seria este de PREVENIR esse espécie de falha, previamente precisamente dela acontecer!

A solução preventiva para a indisponibilidade da internet nesse cenário, seria a contratação e configuração de algum link de redundância caso o link falhe, este outro provedor para net garantiria a disponibilidade da conexão.

Como reduzir os custos do Setor TI, um pequeno incremento previsível dos custos do setor de TI

Em nosso caso, um pequeno incremento previsível dos custos do setor de TI, tendo a contratação de algum link secundário, evitaria algum risco com as horas por trabalho dos colaboradores. Se o problema for usual, imagine a quantidade de dinheiro gasto e imprevistos quais a não adoção dessa pratica gerará para a companhia.

Sendo assim, hipoteticamente este incremento de custos usando TI gerou uma redução do gastos para toda a empresa!

Essa foi só uma pequena ilustração da GRANDE diferença entre uma TI reativa e uma TI proativa, de que vai encontrar dentro da sua empresa as possibilidades do falha ou do otimizações para que, do fato, haja uma redução do custos, não unicamente da TI, mas para a empresa toda!

 

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