O quanto importante é o Monitoramento de Rede

O quanto importante é o Monitoramento de Rede

 Monitoramento de Rede: O quanto o resultados dependem de uma boa manutenção

Monitoramento de Rede.As empresas são muito dependentes de softwares que visam aperfeiçoar os trabalhos e serviços dentro de seu espaço, pois os adventos tecnológicos e os computadores fizeram com que ferramentas de comunicação e intercâmbio de informações fossem otimizadas.

Se essas ferramentas se mostram mais atuantes no mundo dos negócios é necessário também garantir a segurança dessas redes para que essas pessoas consigam fazer as suas atividades sem que hajam interrupções ou problemas que comprometam a gama produtiva dentro da corporação.

Monitoramento de Rede:importância das equipes e profissionais de TI.

Nesse ponto do processo é que se percebe a necessidade e importância das equipes e profissionais de TI. Pois, mesmo os equipamentos mais avançados que a tecnologia permite e as atualizações mais recentes dos softwares, não há garantia que que não haverá erros nos sistemas.

E para tentar prevenir esse tipo de acontecimento e garantir aos usuários dessa rede de comunicação é que se mostra demasiado útil o monitoramento de rede, que deve sobrevir de forma constante e pro ativa. Com este acompanhamento dos profissionais de TI, é possível estragar maior desempenho dos computadores em suas trocas de informações. Acompanhe!

O que é o monitoramento de rede?

O ato de monitorar é o precisamente que observar o performance de um sistema. Uma forma, inclusive, de preservar prevenido para possíveis problemas ou perceber sinais vitais que aponte para 1 estado de não normalidade do sistema. Com isso será possível tomar medidas de remediação. Isso é chamado de monitoramento proativo e reativo. Um que visa antecipar os problemas e o outro que analisa a melhor estilo de resolver os problemas após detectá-los.

Para TI, quando o sistema revela sinais de que não está funcionando normalmente, várias de suas funções não estarão ocorrendo da forma como se espera. Logo, isso é notado pelos clientes que usufruem da ferramenta e retratado, como compromete as relações de produção. Por vezes estes sinais que indicam este comprometimento de um sistema são o difícil entrada ou o não que funcionem de determinada seção ou função do sistema; quando é apresentado algum espécie lentidão; quando a o desempenho de alguns serviços começam a mostrar piores resultados; entre outros sinais.

Então, o que as ferramentas de monitoramento vão fazer, efetivamente, é mostrar as métricas de maneira visual (por meio de gráficos, números, infográficos e mapas). Com isso, informações importantes ficam ao dispor das equipes de TI responsáveis.

Ferramentas de monitoramento de rede

Nagios é uma das ferramentas para monitorar a rede, muito mais popular entre os profissionais de TI. Isso porque oferece um serviço prático. Com ele, é possível monitorar hosts e serviços e ter o feedback dos problemas quando ocorrem. Após da versão 3. 0. 4, é compatível igualmente para sistemas Unix (outras versões são Linux).

Outra ferramenta muito popular é o Zabbix

Ela oferece uma experiência completa aos usuários, pois seus alertas podem ser comunicados de diversas formas diferentes, tais como mensagem de texto no celular, e-mails e chamados de helpdesk. Permite igualmente configuração para ações automáticas.

As ferramentas são diversas, cada uma com suas particularidades, oferecendo uma nova experiência e diferentes destaques no serviço. A maior importância dessas ferramentas é localizar e pontuar quais os problemas que podem possibilitar estar acontecendo nos sistemas e servidores dos clientes.

 

Compartilhar postagem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *