O que é um MSP?

Serviços de Ti Gerenciados - MSP Skills IT

Saiba o que é um provedor de serviços gerenciados, ou MSP (Managed Services Provider)

Um MSP, ou Managed Services Provider (Provedor de Serviços Gerenciados) é uma empresa com foco em serviços de tecnologias que tem como principal função monitorar, supervisionar e assegurar procedimentos tecnológicos, atuando como terceirizada de outras empresas e oferecendo suporte para equipes por TI.

Muitos negócios deixam a cargo de MSPs os serviços mais especializados, de forma que a equipe de TI possa se focar em atividades mais importantes e mais relacionadas ao core business.

MSPs ganham ainda muito mais destaque como prestadoras de serviços para empresas que não consegue dispor do todos os recursos financeiros e estruturais para manter todos os processos e uma equipe completa por TI necessitam.

Serviços de Ti Gerenciados - MSP Skills IT

Como um MSP funciona?

Os serviços prestados por essas provedoras são direcionados, principalmente, para pequenas e médias empresas (PMEs) que não possuem uma equipe de TI dedicada, podendo ser contratadas mensalmente ou por acionamento.

Este contrato mensal é aquele em que o valor pago ao mês é fixo e não existem taxas a serem pagas caso a MSP seja acionada para resolver algum problema. Já para as contratações por acionamento, a MSP só recebe quando atende a algum incidente ou executa alguma correção.

Esse modelo é menos utilizado por acabar tendo custos muito mais altos, uma vez que é cobrada à parte, além da execução do serviço, este equipamento reparado ou trocado, que não são cobrados adicionalmente ao valor mensal.

É comum, ainda, que as MSPs ofereçam funcionários terceirizados, alocando-os nas empresas para garantir aceleração de determinado projeto, desafogando equipes e tornando toda a implementação ainda mais eficiente e direcionada.

Para equilibrar custos trabalhistas e oferecer serviços de maneira que o cliente reduza seus gastos, provedores de serviços gerenciados utilizam softwares de monitoramento e gerenciamento remoto, assim, podem vir a auxiliar os clientes na solução de problemas a distância, além do terem a possibilidade por atender, simultaneamente, mais de um cliente.

Entre estes serviços oferecidos estão a gestão de servidores e redes, além de outras especialidades focadas nos usuários finais dos negócios.

Vantagens

O que vemos atualmente é um movimento cada vez mais intenso de migração das aplicações para a nuvem e a busca por redução de custos e riscos sem a perda de qualidade dos serviços. É nesse ponto de que os provedores de serviços gerenciados começam a se destacar, atuando exatamente nessa área de processos virtualizados e remotos.

Mas a principal vantagem relacionada a contratação de MSPs foi a possibilidade que elas oferecem às empresas do preservar suas tecnologias atualizadas e ter a seu dispor as habilidades exigidas para satisfazer às necessidades do negócio sem precisar de novas contratações ou de realocar e sobrecarregar estes profissionais da equipe de TI.

Além desta grande economia de recursos oferecida pelos provedores, outra vantagem que se apresenta é a de conquistar maior segurança para os processos tecnológicos, uma vez que um dos principais serviços oferecidos são estes backups de segurança por dados constantes e a manutenção de sistemas operacionais e softwares atualizados.

A responsabilidade que assumem pela integridade de hardwares e dispositivos garante não apenas a proteção desejada, mas uma melhor experiência para os usuários.

No entanto, é essencial alinhar as necessidades da empresa e entender os pontos onde as falhas ocorrem para conquistar a redução do consumo de recursos e segurança buscada. Isso porque, assim, é possível escolher um provedor de serviços gerenciados de melhor qualidade, sabendo quais elementos devem estar presentes nas cláusulas do contrato e entre os acordos de níveis de serviço que a MSP deve garantir.

Especialização de mercado  MSP

Enquanto alguns MSPs, em busca de crescimento, tinham como primário foco aumentar o portfólio e diversificar as tecnologias oferecidas, outras buscaram na especialização sua forma principal de alcançar melhor este mercado e de oferecer serviços com qualidade superior.

Entre as que se especializaram, um dos caminhos foi o desenvolvimento na superfície de segurança. São conhecidas como Managed Security Services Providers (MSSP) ou provedores de serviços gerenciados de segurança.

Esses provedores se destacam por proporcionar serviços 24×7, administração do firewall remota e utilização de um portal próprio para disponibilização de dados gerenciados ao cliente. Outro provedor especializado que surgiu foi o MPSP (Managed Print Services Providers ou Provedor de Serviços Gerenciados de Impressão), com foco em garantir que todos os equipamentos e suplementos necessário para que uma impressão seja feita estejam prontos para quando forem utilizados, eliminando, para seus clientes, a necessidade por comprar equipamentos.

MSP abre diversas oportunidades de prestação de serviços e podem ser um modelo de negócios inserido dentro de revendas de TI.

Serviços de Ti Gerenciados - MSP Skills IT

A Skills IT é um MSP (Managed Services Provider) ou Provedor de Serviços Gerenciados, oferecemos uma solução completa em Serviços Gerenciados de TI.
Entre em contato conosco pelos Telefones (63) 3224-4925 ou(18) 3323-6569, se preferir nos envie um e-mail para contato@www.skillsit.com.br

Compartilhar postagem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *