Saiba o quanto é importante monitorar a sua rede

Saiba o quanto é importante o monitoramento de sua rede

Saiba como  surgiu o conceito de monitoramento de redes

Redes de computadores estão ficando cada vez maiores e mais complexas, e usando um alto nível por integração entre dispositivos, transformando o acompanhamento do funcionamento e disponibilidade de todos os itens um ponto crucial para seu funcionamento de qualquer organização. Assim surgiu o conceito de monitoramento de redes, uma forma mais abrangente do gerenciamento de redes.

Hoje encontramos dentro das organizações um alto volume de dispositivos de diferentes fabricantes, isso torna o gerenciamento mais complexo e complicado. Esta diversidade de fabricantes e alto volume de dispositivos dentro da organização tornou a estruturação e implementação um grande desafio para qualquer equipe de TI, pois é necessário conhecer todos os pontos fortes bem como seus pontos mais críticos para que o responsável tome decisões que não tornem sua rede vulnerável.

Monitoramento: maximizando a produtividade

Quando pensamos em monitoramento temos como principal intuito maximizar a eficiência e produtividade de uma ou mais redes. Ao desenvolver um plano de monitoramento é necessário ativar funções que possibilitem o controle total da rede e seus serviços, fornecendo mecanismos de análise e controle dos dispositivos e recursos da rede.

Não apenas os ativos de redes, mas os dados também devem ser monitorados evitando assim perdas por motivos de segurança ou falhas na rede. Sem uma ferramenta adequada de monitoramento não será possível diagnosticar sobrecarga na rede, mau dimensionamento de dispositivos entre diversos outros incidentes que podem vir a ocorrer e ocasionar perdas de produtividade aos usuários da rede.

Monitoramento deve ter uma estrutura definida

Com a diversidade de dispositivos dentro de uma rede podemos encontrar diversos problemas, para ser gerenciado necessitam de uma estrutura bem definida. Muitas vezes pensamos que nossa estrutura está bem definida e livres de problemas, mas existem casos em que as ferramentas de monitoramento escolhida não atendem toda a gama de serviços e infraestrutura de TI, para suprir está carência é necessário outro mecanismo de monitoramento.

Quando se fala da atividade de monitoramento e gerenciamento de redes envolve vários fatores. Estes fatores geralmente estão relacionados a equipamentos, e principalmente com os usuários, são as necessidades deles que devem ser atendidas, mas de maneira controlada.

O ideal é manter uma organização, onde seja centralizado um único ponto dos serviços, e os limites de atuação deste ponto devem prover tarefas como:

Planejamento de capacidade, desempenho, segurança;
Controle de acesso à rede;
Disponibilidade;
Documentação de configuração;
Suporte ao usuário;
Gerência de problemas;
Controle de inventário;
Escalabilidade.

Todas as redes devem estar disponíveis o tempo todo para auxiliar a empresa a atingir objetivos como rapidez e eficiência entre outros, não se importando quais os mecanismos foram usados para tal sucesso dos departamentos.

Monitoramento e os conceitos tecnológicos

Atualmente quando pensamos em monitoramento de redes utilizamos diversos conceitos tecnológicos, por exemplo a padronização dos protocolos de gerenciamento, nos quais se destacam o SNMP (Simple Network Management Protocol) e o RMON (Remote Network Monitoring), sendo utilizados em ferramentas específicas para cada situação auxiliando possuindo uma boa visão de todo o comportamento da rede.

Por menor e mais simples que uma rede de computadores possa parecer, ela precisa ser monitorada, sempre pensando em garantir, aos seus usuários, a disponibilidade dos serviços e desempenho aceitável. Com o crescimento de uma rede aumenta a complexidade do gerenciamento, levando a adoção de ferramentas automatizadas. Os usuários de softwares de monitoramento esperam muito dele. Muitas vezes estes softwares são subutilizados, possuindo inúmeras características inexploradas ou utilizadas de modo pouco eficiente.

O investimento em um software eficiente monitoramento pode ser justificado pelos seguintes fatores:

– As redes e recursos distribuídos estão se tornando vitais de modo a o funcionamento das da maioria das organizações. E sem um controle efetivo, os recursos não proporcionam o retorno esperado;

– O crescimento acelerado em uma rede com componentes, usuários, interfaces e protocolos ameaçam o gerenciamento e o monitoramento referente ao que está conectado à rede e como estes recursos estão sendo usados;

– Quando são adicionados novos recursos os utilizadores esperam uma melhora destes serviços oferecidos, ou pelo mínimo, a mesma capacidade;
– À medida de que um recurso fica ainda mais importante para a organização, maior fica a sua própria necessidade de disponibilidade. Este sistema de gerenciamento e monitoramento deve garantir esta disponibilidade;

– A utilização dos recursos deve ser monitorada e controlada de modo a garantir que as urgências dos usuários sejam satisfeitas a um custo razoável.

 

Compartilhar postagem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *