Consultoria em TI: entenda por que sua empresa precisa

Consultoria em TI - Skill IT

Importância dos departamentos de TI

É inegável que nos últimos anos os departamentos de TI assumiram uma importância significativa nas empresas. Os profissionais da área, até pouco tempo tidos apenas como suporte à operação, agora sentam às mesas de decisões e passam a ter uma atuação mais consultiva, facilitando o alcance dos objetivos corporativos através da proposição de ferramentas e serviços tecnológicos.

É neste cenário que cresce a atuação das empresas de consultoria em ti. Elas vêm para apoiar o pessoal de TI de companhias de todos os portes e em todos estes segmentos de atuação, trazendo background, boas práticas, ferramentas e soluções que, imensas vezes, não seriam conseguidas de maneira orgânica devido ao dia-a-dia conturbado das operações.

Consultoria em TI não foi concorrência

Se departamentos tais como RH, finanças e vendas já estão habituados a buscar ajuda de consultorias externas, para o departamento de TI esta foi uma novidade cada vez mais presente. E é natural que a busca de uma consultoria em TI ainda sofra reticências por parcela dos profissionais da superfície, afinal a transição de modo a a atuação consultiva não se dá da noite para o dia.

Este importante é, portanto, não ver o trabalho do uma consultoria como uma espécie de concorrência. Pelo contrário, buscar uma consultoria em TI significa trazer oxigênio moderno para a operação tecnológica da empresa, novos ares, novas ideias.

4 pontos em que uma consultoria em TI pode auxiliar nos seus projetos

Algumas formas em que uma consultoria em TI pode auxiliar os projetos do departamento:

Uma consultoria em TI pode trazer a experiência necessária para um projeto

Pessoal especializado, ferramentas, metodologias… Uma boa consultoria em TI pode trazer um background bem significante a projetos específicos da companhia, pois têm vivências usando problemas parecidos em outras empresas e já possui lições aprendidas em problemas comuns a projetos similares.

Com isso, ganha-se tempo e qualidade na execução de trabalhos complexos tais como implementação de serviços do plataforma de desenvolvimento em nuvem, como exemplo.

E esta experiência, e ajudar na estruturação e execução do projeto, também serve tais como aprendizado para que no total o departamento de TI cresça e adquira habilidades e conhecimentos que talvez demorassem muito tempo de modo a ser adquiridos.

Reduzir custos

O pessoal de uma consultoria em TI já vêm treinado, devidamente preparado para a realização do projeto. Isso reduz bastante os custos com contratação, treinamento e capacitação do pessoas, além, é significativo, das boas práticas do otimização de investimentos de que podem ser inseridas pelo dia a dia do projeto.

Obter certificações

Vários projetos de TI necessitam conhecimentos específicos em tecnologias e serviços, exigem certificações que demorariam muito tempo para o pessoal interno adquirir junto aos fabricantes e órgãos reguladores. Também nisso uma boa consultoria em TI pode ajudar. Ela pode trazer as certificações necessárias para que o projeto ande e se desenvolva sem empecilhos.

Melhorar a competitividade

A inteligência competitiva trazida por uma consultoria também pode fazer com que a empresa dê um salto na corrida pelo mercado. O que demoraria anos para ser desenvolvido internamente pode ser resolvido com a simples troca de experiências entre os profissionais da consultoria com a equipe interna.

Isso se dá, pois, muitas vezes, é difícil para a equipe interna perceber as movimentações do mercado e acompanhar o surgimento de novas ferramentas e metodologias ao mesmo tempo em que precisa estar disponível para o dia a dia da operação do negócio.

Entenda como funciona uma consultoria em ti

O papel de uma consultoria em TI pode parecer simples, mas há muita complexidade envolvida. Isso porque quando são contratadas, as consultorias são chamadas para resolver desafios que os departamentos de TI, por si sós, não conseguem resolver.

Em outras palavras, busca-se uma consultoria quando é necessário um esforço altamente especializado, para projetos pontuais e que demandem expertises que a equipe interna não tem ou não tem tempo de colocar em prática.

Um contrato com uma consultoria em TI, portanto, é feito por tempo determinado de atuação (pode ser medido em meses, dias ou horas; há projetos que duram anos) e, previamente, são acordados pontos a serem cumpridos por ambas as partes durante o projeto.

Durante a realização do projeto, a parceria entre os profissionais da consultoria e a equipe interna de TI é fundamental. Cabe aos profissionais internos, portanto, fazer com que os consultores se sintam familiarizados, facilitar o dia a dia dos profissionais e, sobretudo, absorver a experiência ao máximo.

O que avaliar antes de contratar uma consultoria de TI
Busque referências

Um bom termômetro para verificar a qualidade dos serviços de uma consultoria é saber como os clientes e ex clientes dela a avaliam. Falar com gestores de TI que contaram com os serviços da consultoria é fundamental, pois eles poderão dizer o quanto foram felizes ou infelizes no relacionamento com a empresa, quais resultados obtiveram etc.

Também vale dar uma olhada na reputação da empresa na internet (redes sociais, fóruns de discussão, citações em reportagens etc. ).

Avalie o portfólio de serviços

Verificar quais são as metodologias utilizadas pela consultoria para colocar em prática seus serviços, quais certificações a empresa tem, qual o nível de formação dos profissionais etc. também ajuda bastante. Aqui é preciso ter um olhar mais crítico, ir além da camada visível do discurso de vendas; exigir comprovações, por exemplo.

Solicite 1 plano por proceder

Ao expor seu projeto, as suas necessidades, peça para  que a consultoria monte um plano para que você posse fazer uma analise  e se está conveniente com a forma do trabalho informado. Isso deve ser feito antes do fechamento do contrato. Deter esta visão  como a consultoria agiria na execução do projeto pode ser tranquilizador ou então denotar não compatibilidade com o que você espera ou com os valores do seu negócio, por exemplo.

Que tal? Entendeu o que uma consultoria em TI pode fazer por você?

 

Compartilhar postagem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *