Monitoramento de Rede, saiba sua importância

Monitoramento de rede - Skill IT

Você sabe medir a importância do monitoramento de rede em sua empesa?

Softwares de última geração e profissionais altamente experientes não são garantia de sistemas imunes a erros. Só essa situação já é suficiente para demonstrar que sistemas críticos devem ser observados e o monitoramento de rede é essencial para que seus serviços não sofram interrupção.

Com a alta complexidade que as redes corporativas apresentam hoje, é necessário realizar um acompanhamento proativo, visando a garantir a manutenção do acesso. Afinal, momentos offline podem se converter em prejuízos, perda de produtividade e evasão por clientes. Siga conosco de modo a entender melhor a mais valia do monitoramento de rede!

Monitoramento de rede

Podemos entender o monitoramento do tipo ato de observar este funcionamento de um sistema. Ou seja, é uma maneira de prevenir possíveis falhas ou verificar a existência de sinais de que apontem para um mau funcionamento. Podemos realizar uma divisão em dois estilos de monitoramento:

Proativo: pelo qual se observa este sistema com a ideia de antecipar possíveis problemas;
Reativo: no qual se identifica anormalidades no sistema e busca-se soluções de modo a questões que já estão ocorrendo.

Alguns dos sinais de comprometimento da rede que podem ser simplesmente identificados são: dificuldade por acesso, lentidão, redução por desempenho de alguns mecanismos e processos etc.

Ferramentas de monitoramento

Existem este momento no mercado inúmeras soluções como Zabixx, Opemon, Nagios, MRTG, Monsta, para facilitar sua empresa na realização de um monitoramento por rede eficaz. Essas ferramentas são capazes de exibir gráficos com as metas de desempenho a serem observadas para o porreiro funcionamento da rede. Nesse caso, a automação de trabalhos de monitora

mento facilita este trabalho da equipe por TI, que poderá concentrar esforços na busca por soluções para os gargalos existentes na rede.

Segurança

Outro item de colossal importância ao se debater em monitoramento de rede é a segurança da informação. O ambiente por uma rede corporativa pode vir a sofrer várias ameaças, as quais devem ser prioridade do time de TI na busca por preservar seus serviços online.

Uma dessas ameaças são estes dispositivos móveis não autorizados conectados junto à rede. De acordo com este Trusted Mobility Index (Índice de Mobilidade Confiável), levantamento realizado nos EUA, Japão, Reino Unido, China e Alemanha, 40% dos entrevistados utilizam dispositivos móveis pessoais conectados à rede corporativa sem autorização dos responsáveis.

Muitos gestores tendem a pensar que seus dados estão seguros com a adoção de um firewall e um antivírus, porém com a evolução destes hackers e técnicas por invasão, monitorar sua rede visando à segurança pode vir a poupar muitos recursos.

Redução de custos

Um investimento em monitoramento de rede pode não apenas ser útil e entregar segurança para as suas informações como também contribui de modo a a redução de custos.

Ao observar todo este seu ambiente de rede, você terá indicadores confiáveis para tomar decisões acerca de trocas de aparelhos, aumento de recursos e expansões e outras questões que se façam necessárias. Além é claro, da produtividade que não será afetada devido à prevenção.

Com todas essas informações, esperamos que você possa ter entendido a mais valia do monitoramento de rede e por que você deve implantar em sua própria empresa o quanto previamente.

Compartilhar postagem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *